Como alguns saberão, no passado dia 15 consegui apurar-me para o The One Live Qualifier, levado a cabo pela Everest, que consistiu no apuramento de 50 jogadores para um torneio live a disputar no casido da Figueira, sendo o primeiro classificado premiado com um package para o The One 1.000.000 GTD a disputar em Abril, na cidade de Monte Carlo.
Felizmente consegui um dos 3 tikets, no primeiro satélite que joguei, conforme se pode ver do print abaixo:

Houve algum descontentamento com a estrutura apresentada inicialmente pela Everest - 5K iniciais e niveis de 20m, a qual, após sugestão dos participantes, foi alterada para 10K iniciais e niveis de 30m, sendo óbvia a melhoria na jogabilidade.
Esta era a parte introdutória do post, e a partir daqui a descrição do que na minha opinião aconteceu no torneio, poderá ferir algumas susceptibilidades, inclusive de alguns elementos Futpoker presentes.
Quem me conhece sabe que sou uma pessoa cordeal e educada, quiçá até bastante extrovertida e bem disposta, sendo o reverso da medalha a minha frontalidade e sentido crítico.
Defendo a crítica, se fundamentada e realizada de forma correcta, sem insultos e mesquinhices, estando também eu sujeita a ela.
Assim, vamos então continuar:
No passado sábado lá me desloquei para a Figueira, juntamente com o Lbzy, sendo que além dele se haviam apurado vários outros membros da Comunidade Futpoker.
Já na Figueira, era visivel que uma substancial parte dos apurados sentia uma grande falta do seu teclado, monitor e rato, tal era o pouco à vontade que demostravam na mesa (comigo aconteceu algo similar, e foi logo num torneio em Barcelona de 2750 € de BI, ganho num freerol do Poker PT).
Na minha 1ª mesa tinha um elemento Futpoker, que acabou classificado em 3º lugar, um director de torneio (que acabei por eliminar quando este já se encontrava bem short), sendo que os restantes jogadores não conhecia.
Este jogador da Comunidade mostrou-se, ao contrário daquilo que apontavam alguns resultados online já obtidos, uma verdadeira decepção, roçando mesmo a donkice.
Fez um donk fold ainda nos primeiros niveis, que eu de forma pedagógica tentei explicar o quão mau tinha sido (Fold 44 em board 4AAJX)... pois o vilão devia ter AJ (ou então só A3)!! Ehehehe!!
Mais tarde achou espectacular shovar + 25 BB's da SB para a BB, isto numa mesa bastante passiva, que praticamente não 3º betava.
1ª vez a BB foldou, dando call da 2ª vez com KT (call discutivel, atendendo à altura do torneio), vendo QT na mão deste jogador.
Contudo, estes
donk movements são regra geral compensados na board, e foi o que acabou por acontecer, saindo uma Q.
Os sorrisos na mesa quando este jogador se "mexia" foram óbvios, pois entendeu sempre por bem fazer raises de + 6 BB's ou shove directo.
Durante esse periodo tive algum jogo, conseguindo extrair algum valor. Contudo, como gosto de inventar, ia fazendo circular as fichas pelos restantes jogadores com os blufs mal sucedidos que ia fazendo.
Chego ao 1º intervalo com praticamente a mesma stack com que havia começado o torneio, conseguindo posteriormente um double up com ATs em que dou call a 3bet, dando call a CB em flop AQJ, call no turn a blank e alguma sorte no river em que bate K. Nesta altura tenho pouco mais de 2,5K e o raiser inicial beta esse valor no river, virando AK.
Mais tarde dou call a shove do jogador à minha direita (director de torneios), que já short (4K), shova J7 em LP, shovando eu por cima 77. A board não mudou nada e subo para as 17K.
Mudo de mesa e recebo 66 na 1ª mão, abrindo o pote... deram-me crédito e foldaram todos.
3 mãos depois recebo QQ. 1 raise, 1 call e eu 3º beto, foldando os outros 2 jogadores. Acabo por mostrar QQ, para da próxima me darem algum crédito.
Lá vou andando e dou call de 77 nas blinds, levando o pote com bet no turn.
Posteriormente recebo AK, abro do CO/BTN e sou shovado por um jogador com uma stack próxima da minha, cerca de 25K, dando call e vendo KQ. Board não foi madrasta e praticamente double up.
Mudo novamente de mesa (últimos 20 jogadores), e volto a ter à esquerda o mesmo jogador da Comunidade Futpoker... foi o meu karma!! Ehehehehe!!
Nessa mesa consigo ir aumentando a stack gradualmente, praticamente sempre sem showdown e com alguns check/raises no turn. Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão... e eu pelo menos 100 anitos devo ter conseguido!! Ehehehehe!!
O tal jogador Futpoker continua com os mesmos movimentos elaborados, sendo que a certa altura abre AQ em LP e é 3ºbetado/shove por um jogador que apenas havia 3º betado KK. Atendendo a esse facto, bem como à stack do raiser inicial, talvez o fold tivesse sido o movimento correcto (ou não!!), mas certo é que este deu call.
Mais uma vez a board foi amiga e AQ crackou AK... novamente com apenas 1 carta viva. De potencial eliminado, acabou por dobrar por 2 vezes a stack com pissos.
Eu sei que faz parte e que não se conseguem ganhar estes torneios sem dar alguns... deve ter sido por isso que não ganhei, pois não tive essa felicidade.
De salientar, por outro lado, o azar do jogador classificado em 4º lugar, que além deste AK vs AQ, perdeu ainda 99 vs 66 e só não perdeu KK vs JJ vs JJ, porque um dos K era de ouros, senão...
Entretanto chego a chip e lá me vou aguentando, chegando à FT como a 2ª stack.
Havia vários jogadores shorts e 3 jogadores Futpoker... mais uma vez mantive o mesmo jogador à esquerda... dasse, mesmo o meu karma!!!
Vou tentando por alguma pressão na mesa, abrindo vários potes em LP, tendo por 2/3 vezes sido shovado pelo "meu karma"... infelizmente foi nas mãos em que estava a roubar com lixo, nunca tendo conseguido colar.
Os jogadores vão caindo e estamos só 7.
Nessa altura, o jogador Futpoker que acabou por vencer, assumiu o "cananço mode", movimento criado pela Associação Portuguesa de Cananço até à Morte, bastante conhecida no nosso meio.
Foldou sucessivamente, sendo claro que apenas estava a jogar para o tiket de 109$ para o 50K GTD da Everest, oferecido do 2º ao 5º lugar.
Deixou-se chegar a 7,5K, com as blinds a 3/6K, shovando Qx no BTN. O torneio é decidido aí, pois o chip, na SB, opta por não pagar pouco mais de 1/2 BB, deixando a responsabilidade para a BB, que fez call com uma mão muito marginal.
Se tem dado call, que a mim me parece obrigatório, tinha ganho a mão e em vez de 2º, possivelmente estava neste momento a caminho de Monte Carlo, uma vez que era seguramente um dos jogadores mais fortes da mesa.
Depois desse double up, novo double up de 66 vs 55 e outro ainda de AK vs AQ... tudo em pouco mais de 1 órbita.
Nessa altura já está com a 3ª stack, muito perto de mim.
Tento roubar mais uns potes, acabando por baixar para as 80K, com blinds a 4/8K.
Shovo A2 do BTN em unopened pote, levando call do "meu karma" que acorda com AK.
Contudo, ao contrário dele, raramente tenho a felicidade de dar pissos nas alturas em que preciso, mormente em torneios com prémios mais apetecíveis... e mais uma vez isso não mudou.
Acabei por sair em 5º lugar, optando por abandonar a sala e iniciar a viagem até Lisboa, desde logo face ao adiantar da hora.
No caminho para casa só desejava que esse jogador não fosse o vencedor do torneio, não pelo facto de me ter eliminado... pois estava Kms à frente, mas pela pouca qualidade demostrada naquele torneio.
Na minha opinião o vencedor, apesar de ser Futpoker e de me merecer o maior respeito, quer como pessoa, quer como jogador, não pondo de todo em causa a sua qualidade, não mereceu ganhar este torneio.
Pode ter merecido ganhar muitos outros em que acabou eliminado de forma injusta, mas este torneio em concreto não mereceu.
De facto, e limitando-se a canar a partir de certa altura, apenas com o objectivo de sacar o tiket de 109$, acabou por ver essa estratégia recompensada e vencer o prémio principal.
Este post reflecte apenas a minha opinião, e pode eventualmente ferir algumas pessoas mais sensiveis.
Contudo, sou da opinião que não obstante serem jogadores da Comunidade a que pertenço, é importante que se perceba o que realmente se passou a partir de certa altura na FT... uma vez que o Live Report do Poker PT não o descreveu.
Uma Comunidade cresce não só com as palmadinhas nas costas pelos resultados obtidos e pelos comentários sobre falta de sorte quando somos eliminados, mas deve também permitir a critica entre membros, quando para tal houver razzão.
Esta é a minha forma de ser e de estar, pecando algumas vezes pela minha fontalidade.
Os comentários estão disponiveis no blogue, estando qualquer leitor perfeitamente à vontade para dar a sua opinião, mesmo que contrária à minha.
Peço apenas que por cada 3 adjectivos insultuosos à minha pessoa, apresentem um fundamento que sustente uma posição diferente da por mim apresentada... só insultar por insultar não!! Eheheheheh!!