quarta-feira, 30 de março de 2011

The One Live Qualifier - Everest

Como alguns saberão, no passado dia 15 consegui apurar-me para o The One Live Qualifier, levado a cabo pela Everest, que consistiu no apuramento de 50 jogadores para um torneio live a disputar no casido da Figueira, sendo o primeiro classificado premiado com um package para o The One 1.000.000 GTD a disputar em Abril, na cidade de Monte Carlo.

Felizmente consegui um dos 3 tikets, no primeiro satélite que joguei, conforme se pode ver do print abaixo:



Houve algum descontentamento com a estrutura apresentada inicialmente pela Everest - 5K iniciais e niveis de 20m, a qual, após sugestão dos participantes, foi alterada para 10K iniciais e niveis de 30m, sendo óbvia a melhoria na jogabilidade.


Esta era a parte introdutória do post, e a partir daqui a descrição do que na minha opinião aconteceu no torneio, poderá ferir algumas susceptibilidades, inclusive de alguns elementos Futpoker presentes.

Quem me conhece sabe que sou uma pessoa cordeal e educada, quiçá até bastante extrovertida e bem disposta, sendo o reverso da medalha a minha frontalidade e sentido crítico.

Defendo a crítica, se fundamentada e realizada de forma correcta, sem insultos e mesquinhices, estando também eu sujeita a ela.

Assim, vamos então continuar:

No passado sábado lá me desloquei para a Figueira, juntamente com o Lbzy, sendo que além dele se haviam apurado vários outros membros da Comunidade Futpoker.

Já na Figueira, era visivel que uma substancial parte dos apurados sentia uma grande falta do seu teclado, monitor e rato, tal era o pouco à vontade que demostravam na mesa (comigo aconteceu algo similar, e foi logo num torneio em Barcelona de 2750 € de BI, ganho num freerol do Poker PT).

Na minha 1ª mesa tinha um elemento Futpoker, que acabou classificado em 3º lugar, um director de torneio (que acabei por eliminar quando este já se encontrava bem short), sendo que os restantes jogadores não conhecia.

Este jogador da Comunidade mostrou-se, ao contrário daquilo que apontavam alguns resultados online já obtidos, uma verdadeira decepção, roçando mesmo a donkice.

Fez um donk fold ainda nos primeiros niveis, que eu de forma pedagógica tentei explicar o quão mau tinha sido (Fold 44 em board 4AAJX)... pois o vilão devia ter AJ (ou então só A3)!! Ehehehe!!

Mais tarde achou espectacular shovar + 25 BB's da SB para a BB, isto numa mesa bastante passiva, que praticamente não 3º betava.

1ª vez a BB foldou, dando call da 2ª vez com KT (call discutivel, atendendo à altura do torneio), vendo QT na mão deste jogador.

Contudo, estes donk movements são regra geral compensados na board, e foi o que acabou por acontecer, saindo uma Q.

Os sorrisos na mesa quando este jogador se "mexia" foram óbvios, pois entendeu sempre por bem fazer raises de + 6 BB's ou shove directo.

Durante esse periodo tive algum jogo, conseguindo extrair algum valor. Contudo, como gosto de inventar, ia fazendo circular as fichas pelos restantes jogadores com os blufs mal sucedidos que ia fazendo.

Chego ao 1º intervalo com praticamente a mesma stack com que havia começado o torneio, conseguindo posteriormente um double up com ATs em que dou call a 3bet, dando call a CB em flop AQJ, call no turn a blank e alguma sorte no river em que bate K. Nesta altura tenho pouco mais de 2,5K e o raiser inicial beta esse valor no river, virando AK.

Mais tarde dou call a shove do jogador à minha direita (director de torneios), que já short (4K), shova J7 em LP, shovando eu por cima 77. A board não mudou nada e subo para as 17K.

Mudo de mesa e recebo 66 na 1ª mão, abrindo o pote... deram-me crédito e foldaram todos.

3 mãos depois recebo QQ. 1 raise, 1 call e eu 3º beto, foldando os outros 2 jogadores. Acabo por mostrar QQ, para da próxima me darem algum crédito.

Lá vou andando e dou call de 77 nas blinds, levando o pote com bet no turn.

Posteriormente recebo AK, abro do CO/BTN e sou shovado por um jogador com uma stack próxima da minha, cerca de 25K, dando call e vendo KQ. Board não foi madrasta e praticamente double up.

Mudo novamente de mesa (últimos 20 jogadores), e volto a ter à esquerda o mesmo jogador da Comunidade Futpoker... foi o meu karma!! Ehehehehe!!

Nessa mesa consigo ir aumentando a stack gradualmente, praticamente sempre sem showdown e com alguns check/raises no turn. Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão... e eu pelo menos 100 anitos devo ter conseguido!! Ehehehehe!!

O tal jogador Futpoker continua com os mesmos movimentos elaborados, sendo que a certa altura abre AQ em LP e é 3ºbetado/shove por um jogador que apenas havia 3º betado KK. Atendendo a esse facto, bem como à stack do raiser inicial, talvez o fold tivesse sido o movimento correcto (ou não!!), mas certo é que este deu call.

Mais uma vez a board foi amiga e AQ crackou AK... novamente com apenas 1 carta viva. De potencial eliminado, acabou por dobrar por 2 vezes a stack com pissos.

Eu sei que faz parte e que não se conseguem ganhar estes torneios sem dar alguns... deve ter sido por isso que não ganhei, pois não tive essa felicidade.

De salientar, por outro lado, o azar do jogador classificado em 4º lugar, que além deste AK vs AQ, perdeu ainda 99 vs 66 e só não perdeu KK vs JJ vs JJ, porque um dos K era de ouros, senão...

Entretanto chego a chip e lá me vou aguentando, chegando à FT como a 2ª stack.

Havia vários jogadores shorts e 3 jogadores Futpoker... mais uma vez mantive o mesmo jogador à esquerda... dasse, mesmo o meu karma!!!

Vou tentando por alguma pressão na mesa, abrindo vários potes em LP, tendo por 2/3 vezes sido shovado pelo "meu karma"... infelizmente foi nas mãos em que estava a roubar com lixo, nunca tendo conseguido colar.

Os jogadores vão caindo e estamos só 7.

Nessa altura, o jogador Futpoker que acabou por vencer, assumiu o "cananço mode", movimento criado pela Associação Portuguesa de Cananço até à Morte, bastante conhecida no nosso meio.

Foldou sucessivamente, sendo claro que apenas estava a jogar para o tiket de 109$ para o 50K GTD da Everest, oferecido do 2º ao 5º lugar.

Deixou-se chegar a 7,5K, com as blinds a 3/6K, shovando Qx no BTN. O torneio é decidido aí, pois o chip, na SB, opta por não pagar pouco mais de 1/2 BB, deixando a responsabilidade para a BB, que fez call com uma mão muito marginal.

Se tem dado call, que a mim me parece obrigatório, tinha ganho a mão e em vez de 2º, possivelmente estava neste momento a caminho de Monte Carlo, uma vez que era seguramente um dos jogadores mais fortes da mesa.

Depois desse double up, novo double up de 66 vs 55 e outro ainda de AK vs AQ... tudo em pouco mais de 1 órbita.

Nessa altura já está com a 3ª stack, muito perto de mim.

Tento roubar mais uns potes, acabando por baixar para as 80K, com blinds a 4/8K.

Shovo A2 do BTN em unopened pote, levando call do "meu karma" que acorda com AK.

Contudo, ao contrário dele, raramente tenho a felicidade de dar pissos nas alturas em que preciso, mormente em torneios com prémios mais apetecíveis... e mais uma vez isso não mudou.

Acabei por sair em 5º lugar, optando por abandonar a sala e iniciar a viagem até Lisboa, desde logo face ao adiantar da hora.

No caminho para casa só desejava que esse jogador não fosse o vencedor do torneio, não pelo facto de me ter eliminado... pois estava Kms à frente, mas pela pouca qualidade demostrada naquele torneio.

Na minha opinião o vencedor, apesar de ser Futpoker e de me merecer o maior respeito, quer como pessoa, quer como jogador, não pondo de todo em causa a sua qualidade, não mereceu ganhar este torneio.

Pode ter merecido ganhar muitos outros em que acabou eliminado de forma injusta, mas este torneio em concreto não mereceu.

De facto, e limitando-se a canar a partir de certa altura, apenas com o objectivo de sacar o tiket de 109$, acabou por ver essa estratégia recompensada e vencer o prémio principal.

Este post reflecte apenas a minha opinião, e pode eventualmente ferir algumas pessoas mais sensiveis.

Contudo, sou da opinião que não obstante serem jogadores da Comunidade a que pertenço, é importante que se perceba o que realmente se passou a partir de certa altura na FT... uma vez que o Live Report do Poker PT não o descreveu.

Uma Comunidade cresce não só com as palmadinhas nas costas pelos resultados obtidos e pelos comentários sobre falta de sorte quando somos eliminados, mas deve também permitir a critica entre membros, quando para tal houver razzão.

Esta é a minha forma de ser e de estar, pecando algumas vezes pela minha fontalidade.

Os comentários estão disponiveis no blogue, estando qualquer leitor perfeitamente à vontade para dar a sua opinião, mesmo que contrária à minha.

Peço apenas que por cada 3 adjectivos insultuosos à minha pessoa, apresentem um fundamento que sustente uma posição diferente da por mim apresentada... só insultar por insultar não!! Eheheheheh!!

18 comentários:

  1. É a primeira vez que vou postar, muito embora já siga o teu blog há uns tempos. Temo-nos cruzado nas mesas ocasionalmente, mais em satélites Solverde,mas és um jogador que acho consistente e coerente. Não estive na Figueira, nem pertenço a qualquer comunidade (mandei uma vez um mail ao Pato para saber como é que se fazia para aderir e comecei a receber convites para jogar o Circo)ou melhor, pertenço à Comunidade Portuguesa de Poker, que somos nós todos, mas a razão deste post é a de expressar a minha opinião que só existem vantagens para a evolução dos jogadores e consequentemente do jogo se existirem mais Ribas.
    Bom poker para todos.

    ResponderEliminar
  2. Very nice report, escrito de uma forma escorreita, um texto de cátedra!

    Quanto aos moves do 3º foram realmente 'pouco académicos' no mínimo... Embora com a atenuante de poder ter sido uma estreia live, isso normalmente origina uma maior 'tighticidade' e pouca 'maluquice'... Mal jogado.

    Quanto ao cananço do vencedor, para quem o conhece não há novidade nenhuma, é um estilo.
    A verdade é que com o seu modelo de jogo o Sir vai tendo resultados (e ganhos) todos os dias - ultimamente anda numa run de luxo - alguns ao alcance de muito poucos, como os tickets para os lives da Finlândia e este de Monte Carlo. Também muitos criticaram o Matias há uns tempos pelo cananço e é o melhor europeu...

    Pode concordar-se, ou não que é o caso, com o estilo de jogo de cada um mas o que conta é o fim; os meios para lá chegar podem ser os mais díspares possíveis e, depois, há quem tenha mais sorte que os outros...
    Acho que cada um que já jogue há algum tempo e tenha milhares e milhares de mãos jogadas, até inconscientemente, acaba por ter um jogo padronizado(ável) e esse estilo de jogo deve ser aquele em que as pessoas se sintam mais confortáveis. E depois, nas mesas, quem preferimos defrontar? Os loose ou os tights? Não dou a resposta para não dar abébias aos adversários...

    Aquele grande abraço, com a menção de que ao ler o teu post até parece que estava lá, muito bem!

    ResponderEliminar
  3. Xiiiii que aziaaa, tão mas um donk como tu queria ganhar?? OQC!
    Amigo ribas compreendo a tua frustação, acho que me acontece pelo menos todos os dias, quando vejo cada jogada mais ridícula a ser recompensada! Mas faz parte deste jogo que tanto gostamos! Mas eu acredito que o esforço e a dedicação são recompensados e não foi neste torneio que conseguiste, será num futuro próximo! Não desanimes, que eu tb vou tentar não desanimar!

    Força!!!

    Abraço
    Jp

    Ps: Viste ontem a batalha dos putos contras os velhotes?? ouvi dizer que levaram uma tareia tal que estão acamados os velhos! =)

    ResponderEliminar
  4. Falámos a maior parte do tempo sobre isso. O estilo do senhor Jorge é este mesmo e é certo que lhe tem dado diversos resultados positivos a canar. Sei que a maioria dos jogadores não gosta deste estilo mas ele joga assim e acima de tudo é muito respeitador dentro e fora das mesas.

    De resto concordo com tudo o que dissestes. Eu gostei de jogar o torneio, fiz movimentos que nunca fiz na minha vida, contigo na mesa abri o pote com 72 e foldou tudo :) e sim ladrão que rouba a ladrão tem mesmo cem anos de perdão, tive azar naquela mão e numa anterior em que com sequência perco para fullhouse no river... é poker!

    A nossa comunidade para crescer tem que ser crítica de si mesmo, só assim vamos evoluir. Continua Ribas porque tens todo o meu respeito.

    ResponderEliminar
  5. Luis, penso que as críticas quando são feitas com elevação e inteligência, são sempre bem vindas. Há imensa formas de jogar e temos de nos adaptar a elas. E principalmente respeitá-las.

    um abraço
    AB

    p.s. - já a omissão ostensiva do nome do Jorge me pareceu de mau gosto. Sigaa!

    ResponderEliminar
  6. Bom resumo...infelizmente na minha opinião a mão que decidiu o torneio não foi essa.É possivel que o valor do shove tenha sido baixo mas provavelmente as minhas cartas eram tão más que não me apeteceu triplicar o short (no meu entender).Acabei por esperar por melhor mão e dei call ao all in do Jorge com AK, virando ele AJ....o river trouxe o J e em vez da eliminação dele acabei por perder 93k fichas.Já nessa altura tudo lhe batia e assim se acabou por confirmar até final. Fiz um excelente torneio mas no final a sorte sorriu a outro...paciência é o Poker e já estamos habituados. Continuação de bons torneios e oportunidades surgirão novamente.

    ResponderEliminar
  7. Só um áparte...atenção que fui o primeiro a felicitar o vencedor e em nenhum instante coloco em causa a vitória do mesmo.

    ResponderEliminar
  8. Aproveito para responder a alguns comentários:

    - AB: A não menção do nome do Sr. Jorge não teve qualquer má intenção, pois como verás, não referi o nome de nenhum dos jogadores referidos, não obstante ser fácil proceder á respectiva identificação. Foi apenas opção de escrita, nada mais;

    - Troglio: Sei que tiveste o torneio na mão, e quando abandonei a mesa fiquei com a convicção de que serias certamente o vencedor. Enquanto estive na mesa também sempre foste o jogador que considerei maior adversário (não só pela qualidade, mas também pela stack).
    Naquela mão possivelmente nem te apercebeste do valor que tinhas de por para dar call, pois por muito más que fossem, pelo menos tinhas 6 outs. Só em casa, a rever mentalmente o torneio, me dei conta dessa situação.

    Realmente tiveste muito galo nesse AK vs Aj, e posteriormente no AK vs A3 final, apesar de nessa altura já estares bastante short (pelo report Poker PT).

    Também eu felicitei o Sr. Jorge pela vitória, não pessoalmente pois abandonei o casino antes, mas através de comentário no PokerPT.

    Como referi, não estão em causa as reconhecidas capacidades do vencedor, mas tão só a falta de ambição pela vitória (a certa altura do torneio), que por vicissitudes várias acabou por resultar na vitória.

    Sabemos que muitas vezes estes torneios acabam por não sagrar vencedor o jogador que melhor jogou o torneio, atendendo à % de sorte sempre presente no poker.

    Este post, como referi, serviu apenas para mostrar a minha leitura do que aconteceu no torneio.

    Correcta ou incorrecta, trata-se da minha opinião.

    Abraço a todos!!

    ResponderEliminar
  9. Esclarecido! Retiro o que escrevi!

    abraço

    ResponderEliminar
  10. Boas Ribas, eu sou o 4º classificado (Gapinho).
    Antes de mais aproveito para te dizer que gostei de te conhecer pessoalmente e de ver a tua postura nas mesas e mesmo fora delas. Não te conhecia e foi uma agradável surpresa. Deu para aprender alguma coisa nesta minha enorme limitaçao de poker. O teu post é de longe o post que melhor traduziu o que lá se passou, e lendo e relendo o teu post, não mexeria uma virgula sequer.
    Eu com o meu KK ponderei foldar depois de ver tanta força nos outros 2(suspeitei de haver AA por ali), e ao meu shove com o dobro da stack do jogador em questão, sendo que este tinha também uma stack jogável, paga com AQ... questionável...condenável? nao sei...
    Como tinha comentado contigo, penso que uma mão em que tento tirar o Troglio da jogada com um raise alto(tinha 99 na mao) e levo shove, tenha decidido a minha prestação no torneio, mas também gostei da forma do Troglio jogar e coloquei-o depois dessa mão como vencedor. Ganhou o Sr. Jorge, sinceros parabéns a ele.
    Mais uma vez Sr. Ribas, aprendi muito contigo e agradeço-te desde já a simpatia de um jogador mais experiente para um que aprendeu alguma coisa.
    Abraço e boa sorte

    ResponderEliminar
  11. com os pissos que tiras-te estás a queixar te de os outros terem sorte não achas ridiculo, devias pensar que não compreendes certas jogadas e achas tudo uma donkice e tu é que és o bom tipico de um jogador foleiro

    ResponderEliminar
  12. Boas Gapinho, agradeço os elogios e retribuo, pois também foi um prazer defrontar-te nas mesas.

    Relativamente ao comentário seguinte, gostaria que o Anónimo se identificasse, ou pelo menos referisse a(s) mão(s), em concreto a que se refere... pois realmente pissos, desconheço!!

    Abraço!!

    ResponderEliminar
  13. Luis, já me fizeste rir. looool

    Vou passar a vir aqui mais vezes.

    PS: Bom topico ;)

    Já esta nos favoritos.

    Pissos...loooool

    ResponderEliminar
  14. Boas, comecei a pouco tempo a seguir o teu blog e tambem decidi criar um.

    ja te adicionei no meu blog se quiseres faz o mesmo

    http://pokericks2pro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Muito bom post Luís, obrigado por partilhares.
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Boas Ribas!
    Vi agora o teu blog por causa desta coisa da Noiq e vi este post sobre o The One..
    Respeito integralmente a tua opinião agora o relato não é totalmente fidedigno nomeadamente porque falta aquela mão em que tenho trio de 10 e tu A7 perdendo tu umas 3000 fichas no pote já que estavas a fazer bluff sugerindo que tinhas o K que faltava na board. Além disso, eu não achei "espectacular" estar a shovar a torto e a direito como sugere o teu relato.
    Fiz 4 erros no torneio (2 compensados com pissada) e será um torneio para não esquecer e não repetir tais erros. Não tenho nenhum problema em dizer que estou em evolução e se os outros jogadores me acharem donk aceito a visão deles.. e continuo a jogar e tentar evoluir.
    A minha opinião sobre tu enquanto jogador é esta que coloquei no post que estava na Futpoker: " Uma palavra final para o Luis Ribas com quem estive em 3 mesas (inicial, bubble e final) e que acho que é um jogador muito consistente e de enorme categoria e que fez um excelente torneio".
    Abraço e boas mesas,
    Bruno "winsousall" de Sousa

    ResponderEliminar
  17. Boas Bruno, para o caso de cá passares, aproveito e respondo ao teu comentário.

    Relativamente à mão de que falas, ela está de forma implícita referida neste parágrafo:

    "Durante esse periodo tive algum jogo, conseguindo extrair algum valor. Contudo, como gosto de inventar, ia fazendo circular as fichas pelos restantes jogadores com os blufs mal sucedidos que ia fazendo."

    Realmente foi um dos meus blufs mal sucedidos, tendo o mesmo acontecido numa outra mão em que a board apresentava xJJxx.

    Quanto ao resto, é importante que reconheças os teus erros, para que possas continuar a evoluir.

    Pessoalmente tento fazer o mesmo.

    Abraço!!

    ResponderEliminar